
CATEGORIA DRAG JR 9.0S

Regulamento 9.0Ss
DEFINÇÃO:
Participam desta categoria veículos de competição protótipos com chassi de estrutura tubular, com motores de no máximo 1 (um) cilindro para as categorias até classe # 4 . (DJ-D, DJ-C, DJ-B e DJ-A) b) Esta categoria fica dividida nas seguinte subcategorias:
Drag Junior 9s -– pilotos com idade acima de 8 (oito) anos completos.
Por medidas de segurança os pilotos deverão respeitar os seguintes limites de tempo:
Regulamento Desportivo
Homologação:
-
Veículos protótipos, os comissários técnicos farão avaliação rigorosa seguindo critérios de segurança e solidez na construção.
-
O veículo competidor deve ser identificado com números, em cor contrastante ao fundo em que for aplicado, em ambas as laterais.
-
O número deverá ser formado por algarismos com dimensões de no mínimo 10 cm (dez centímetros) de altura e 2 cm (dois centímetro) de traço cada um.
-
Também será obrigatório o uso de letras que identificam a categoria com as mesmas dimensões especificada a baixo, conforme siglas: Drag Junior B – DJ-9s
Regulamento de Segurança
-
Será obrigatório o piloto estar com sua indumentária completa ( macacão , capacete fechado com viseira ,colar serviçal e luvas.
-
Obrigatório o uso de “arm restraint” (cintas de retenção dos braços) e capacete homologado e válido.
-
O banco do piloto deve estar fixado solidamente no chassis e cinto de segurança de no mínimo 4 pontos.
-
Obrigatório o uso de paraquedas para todos os veículos das subcategorias DJ-7.9s e DJ-6.9s, sendo que os mesmos deverão ser acionados em todas as largadas, ficando o piloto passível de penalização pelos comissários desportivos dos eventos caso isso não ocorra.
-
Obrigatoriamente o Drag Junior deve ter volante com engate rápido para maior mobilidade na entrada e saída do piloto ao habitáculo.
-
Obrigatório a utilização de lanterna dianteira e traseira do Drag Junior a qual deve ser acionada a partir do momento que a iluminação da pista seja acessa , facilitando visualização do Drag Junior na área de escape e saída da pista.
-
Nas Categorias DJ-D e DJ-C é obrigatória utilização da capa original de proteção do motor Honda 13 HP.
-
Obrigatório a construção de uma placa de proteção que contenha a corrente da transmissão em caso de rompimento. A mesma deverá ser confeccionada com espessura mínima de 1,5mm para os fabricados em aço e 3mm para os fabricados em alumínio, e fixado rigidamente ao motor em dois pontos.
-
Todo e qualquer peso adicional (lastro) deve ser fixado parafusado ao chassis , fora do habitáculo do drag jr, espessura de medida mínima de parafuso de fixação (M10) contendo 10 mm de espessura.
-
O tanque de Combustível deve ter capacidade máxima de 1.800 ML , fica proibido utilização do tanque original de motores estacionários .
Drag Junior 9.0s: Tempo mínimo de 9.0 segundos (tempo de pista) no 1/8 de milha. Nenhum piloto pode qualificar-se mais rápido do que 9s0. Qualquer concorrente que fizer tempo abaixo de 8s5 no no 1/8 de milha no momento durante os treinos e as puxadas válidas receberá uma advertência. Se o mesmo competidor que fizer tempo abaixo de 8s5 no 1/8 de milha novamente durante a mesma prova, ele ou ela será desclassificado mediante decisão de organização de pista ,do restante do evento. As penalidades acima serão impostas de a infração (s) ocorrer durante os treinos e tomadas oficiais.
O peso mínimo (com piloto) para veículos da categoria 9.0s: :165kg
O peso total será obtido através da soma do peso do carro com o peso do piloto, com todo o seu equipamento a bordo
Motor DRAG JR Categoria 9.0s
-
Motor Monocilíndrico de qualquer marca com preparação livre.
-
Liberado preparação interna e externa. tais como comando de válvulas, pistão, biela, ponto de engrenagens, taxa de compressão, lubrificação e outros.
-
Fica liberado o uso de embreagem do tipo CVT , Multidisco ou caixa de transmissão.
-
Permitido o uso de sobre alimentação: Oxido Nitroso, turbo, blower e outros que venham surgir.
SISTEMA DE IGNIÇÃO:
Livre para todas as subcategorias.
Proibido corte de giro intencionais para todas subcategorias. SISTEMA DE ARREFECIMENTO:
Livre para todas as subcategorias CABEÇOTE: a) Permitido seu retrabalho para todas subcategorias.
ALIMENTAÇÃO:
Injeção eletrônica Livre para todas subcategorias.
Permitido o uso de sobre alimentação nas Categorias 10s a 6,9s (turbo compressor, blower, supercharger e outros mais que venham a surgir), apenas na categorias DJ-9 , DJ-7.9 e DJ-6.9s
ESCAPAMENTO:
Livre para todas subcategorias.
TRANSMISSÃO:
Categoria DJ-7.7s : Livre
RODAS E PNEUS:
Livre. Os pneus traseiros deverão obrigatoriamente ser apropriados e aprovados para modalidade Drag Racing, ( EX: Mickey Thompson, Hoosier, AG Componentes...) nas as medidas de 18x7.5x8, 18x8x8, 18x9x8,19,5x7,5x10 ou 19x8x10.
SISTEMA DE FREIO:
Livre marca , obrigatório freio a disco com cilindro mestre . b) Fica proibido a utilização de freio a cabo . CHASSI: Estrutura tubular, carenada no mínimo na área de proteção do piloto (cockpit). A “gaiola de proteção” deve fazer parte da estrutura do veículo, e a parte que passa acima da cabeça do piloto deve projetar-se ao menos 8 cm (oito centímetros) acima e à frente do capacete quando o piloto estiver sentado. A distância máxima entre eixos é de 3,78 metros. A distância mínima entre eixos é de 3,40 metros. SISTEMA ELÉTRICO:
Livre. Obrigatório em todas as categorias a instalação de uma Chave Geral (que pode ser do tipo Tic Tac) posicionada na capa do motor ou na proteção traseira do cockpit . E também uma chave geral no interno do habitáculo com alcance do piloto . Ambas com adesivos de indicação para fácil visualização de sua localização . SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO:
Na subcategoria DJ-D o sistema deve ser original
Demais subcategorias Livre.
CIRCUITO DE COMBUSTÍVEL:
Livre, Obrigatório uso de válvula de respiro anti derramamento em todas Sub-categorias.