CATEGORIA DRAG JR 7.9S

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Regulamento Desportivo
 

DEFINÇÃO:

Participam desta categoria veículos de competição protótipos com chassi de estrutura tubular, com motores de no máximo 1 (um) cilindro para as categorias até classe # 4 . (DJ-D, DJ-C, DJ-B e DJ-A) b) Esta categoria fica dividida nas seguinte subcategorias: 

Drag Junior 7.9s - pilotos com idade acima de 10 (dez) anos completos. 

Por medidas de segurança os pilotos deverão respeitar os seguintes limites de tempo:
 

Homologação:

  • Veículos protótipos, os comissários técnicos farão avaliação rigorosa seguindo critérios de segurança e solidez na construção.

  • O veículo competidor deve ser identificado com números, em cor contrastante ao fundo em que for aplicado, em ambas as laterais.

  • O número deverá ser formado por algarismos com dimensões de no mínimo 10 cm (dez centímetros) de altura e 2 cm (dois centímetro) de traço cada um.

  • Também será obrigatório o uso de letras que identificam a categoria com as mesmas dimensões especificada a baixo, conforme siglas:    Drag Junior A – DJ-7.9s

Regulamento 7.9s
 

Drag Junior 7,9s: Tempo mínimo de 7.9 segundos (tempo de pista) no 1/8 de milha. Nenhum piloto pode qualificar-se mais rápido do que 7s9. Qualquer concorrente que fizer tempo abaixo de 7s4 no 1/8 de milha no momento durante os treinos e as puxadas válidas receberá uma advertência. Se o mesmo competidor que fizer tempo abaixo de 7s4 no 1/8 de milha novamente durante a mesma prova, ele ou ela será desclassificado mediante decisão de organização de pista ,do restante do evento. As penalidades acima serão impostas de a infração (s) ocorrer durante as tomadas oficiais.

O peso mínimo (com piloto) para veículos da categoria 7.9s: :170kg

O peso total será obtido através da soma do peso do carro com o peso do piloto, com todo o seu equipamento a bordo

Motor DRAG JR Categoria 7.9s
 

Regulamento de Segurança 
 

  • Será obrigatório o piloto estar com sua indumentária completa ( macacão , capacete fechado com viseira ,colar serviçal e luvas. 

  • Obrigatório o uso de “arm restraint” (cintas de retenção dos braços) e capacete homologado e válido.

  • O banco do piloto deve estar fixado solidamente no chassis e cinto de segurança de no mínimo 4 pontos.

  • Obrigatório o uso de paraquedas para todos os veículos das subcategorias DJ-7.9s e DJ-6.9s, sendo que os mesmos deverão ser acionados em todas as largadas, ficando o piloto passível de penalização pelos comissários desportivos dos eventos caso isso não ocorra.

  • Obrigatoriamente o Drag Junior deve ter volante com engate rápido para maior mobilidade na entrada e saída do piloto ao habitáculo.

  • Obrigatório a utilização de lanterna dianteira e traseira do Drag Junior a qual deve ser acionada a partir do momento que a iluminação da pista seja acessa , facilitando visualização do Drag Junior na área de escape e saída da pista.

  • Nas Categorias DJ-D e DJ-C é obrigatória utilização da capa original de proteção do motor Honda 13 HP.

  • Obrigatório a construção de uma placa de proteção que contenha a corrente da transmissão em caso de rompimento. A mesma deverá ser confeccionada com espessura mínima de 1,5mm para os fabricados em aço e 3mm para os fabricados em alumínio, e fixado rigidamente ao motor em dois pontos. 

  • Todo e qualquer peso adicional (lastro) deve ser fixado parafusado ao chassis , fora do habitáculo do drag jr, espessura de medida mínima de parafuso de fixação (M10) contendo 10 mm de espessura.

  • O tanque de Combustível deve ter capacidade máxima de 1.800 ML , fica proibido utilização do tanque original de motores estacionários .

  • Motor Monocilíndrico de qualquer marca com preparação livre.

  • Permitido motores do tipo Wenkel, com no máximo 1(um) rotor.

  • Permitido o uso de sobre alimentação: Oxido Nitroso, turbo, blower e outros que venham surgir.

  • Fica liberado o uso de embreagem do tipo CVT , Multidisco ou caixa de transmissão.

SISTEMA DE IGNIÇÃO:

Livre para todas as subcategorias.

Proibido corte de giro intencionais para todas subcategorias. SISTEMA DE ARREFECIMENTO:

Livre para todas as subcategorias CABEÇOTE: a) Permitido seu retrabalho para todas subcategorias.

ALIMENTAÇÃO:

 Injeção eletrônica Livre para todas subcategorias.

Permitido o uso de sobre alimentação nas Categorias 10s a 6,9s (turbo compressor, blower, supercharger e outros mais que venham a surgir), apenas na categorias DJ-9 , DJ-7.9 e DJ-6.9s

ESCAPAMENTO:

Livre para todas subcategorias.

TRANSMISSÃO:

Categoria DJ-7.7s : Livre

RODAS E PNEUS:

Livre. Os pneus traseiros deverão obrigatoriamente ser apropriados e aprovados para modalidade Drag Racing, ( EX: Mickey Thompson, Hoosier, AG Componentes...) nas as medidas de 18x7.5x8, 18x8x8, 18x9x8,19,5x7,5x10 ou 19x8x10.

SISTEMA DE FREIO:

Livre marca , obrigatório freio a disco com cilindro mestre . b) Fica proibido a utilização de freio a cabo . CHASSI: Estrutura tubular, carenada no mínimo na área de proteção do piloto (cockpit). A “gaiola de proteção” deve fazer parte da estrutura do veículo, e a parte que passa acima da cabeça do piloto deve projetar-se ao menos 8 cm (oito centímetros) acima e à frente do capacete quando o piloto estiver sentado. A distância máxima entre eixos é de 3,78 metros. A distância mínima entre eixos é de 3,40 metros. SISTEMA ELÉTRICO:

Livre. Obrigatório em todas as categorias a instalação de uma Chave Geral (que pode ser do tipo Tic Tac) posicionada na capa do motor ou na proteção traseira do cockpit . E também uma chave geral no interno do habitáculo com alcance do piloto . Ambas com adesivos de indicação para fácil visualização de sua localização . SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO:

Na subcategoria DJ-D o sistema deve ser original

Demais subcategorias Livre.

CIRCUITO DE COMBUSTÍVEL:

Livre, Obrigatório uso de válvula de respiro anti derramamento em todas Sub-categorias.

Este regulamento foi homologado pela Federação de Automobilismo FASP - São Paulo